O termo “análise de impedância bioelétrica” parece bastante complicado mas o conceito da bioimpedância é na verdade bem simples. Este método permite realizar a medição da composição do organismo tendo como base a taxa na qual uma determinada corrente elétrica é capaz de viajar através do corpo.
A gordura corporal (tecido adiposo) oferece uma maior resistência (impedância) do que os tecidos e músculos circundantes, o que diminui a taxa na qual a corrente viaja, causando uma diferença que pode ser facilmente medida e observada para obter dados valiosos a respeito da composição corporal.
Tendo como parâmetro a medição realizada, é feito um cálculo para estimar a porcentagem da composição corporal. Além disso o equipamento faz uso de outras informações para fornecer mais dados relevantes a respeito do indivíduo.
Bioimpedância – Contra indicações
Os dispositivos de análise de bioimpedância são considerados bastante seguros. No entanto, não devem ser usados por pessoas que possuam implantes cardíacos, como marcapasso.
A maioria dos fabricantes e equipamentos também recomenda que a bioimpedância seja evitada por mulheres grávidas, por isso é necessário ter cuidado.
É um método preciso?
Atualmente existem diversos estudos e pesquisas publicados que indicam que a análise de impedância bioelétrica é uma técnica satisfatória para estimar a quantidade de gordura corporal.
É preciso estar ciente, no entanto, que a precisão da medição pode estar atrelada a variados fatores, como qualidade do dispositivo e características específicas, como:
- Peso corporal: Em pessoas com obesidade a análise de bioimpedância tende a ter menos precisão.
- Hidratação: Dependendo da quantidade de água ingerida, pode fazer com que a massa livre de gordura (músculo e osso) seja subestimada.
- Atividade recente de exercício: Exercícios com alta intensidade realizados antes das medições pode afetar o resultado do exame.
- Carga de treinamento: Certos equipamentos possuem configuração diferenciada para atletas que treinam com maior frequência a fim de oferecer maior precisão.
- Ingestão recente de alimentos ou bebidas: Os pesquisadores sugerem que a precisão é melhor após jejum noturno.
Alguns profissionais também defendem que etnia e fatores ambientais (como a temperatura da pele) podem afetar a precisão das medições, mas isso não é normalmente considerado.
Quais os resultados oferecidos pela bioimpedância?
A balança de bioimpedância oferece um resultado completo, com relatórios que abrangem dados como
- Água presente no organismo;
- Quantidade de Minerais;
- Quantidade de massa e gordura corporal;
- Índice de massa corporal;
- Relação cintura e quadril;
- Taxa do metabolismo basal.
E estes são apenas alguns dos dados oferecidos. É fácil perceber que a balança de bioimpedância fornece mais dados sobre o organismo do que apenas o peso, como ocorre nas balanças tradicionais. É por isso que ela é tão popular quando se trata de acompanhamento nutricional personalizado.
Exemplo da tabela de resultados
Por exemplo, duas pessoas podem ter o mesmo peso, mas composição corporal completamente diferente. A balança de bioimpedância é capaz de mostrar essa diferença com clareza.
Isso permite um tratamento mais assertivo e que considera as necessidades individuais de cada paciente, levando em consideração seu ponto de partida de forma completa e abrangente, com todos os dados possíveis.
Não importa qual seja o objetivo é essencial garantir o acompanhamento profissional. Os relatórios são completos e podem realmente fornecer dados úteis, mas podem ser complicados de interpretar sem o apoio de alguém que esteja familiarizado.
O endocrinologista é capaz de fazer uma análise completa das características do paciente, hábitos de vida e resultados obtidos na bioimpedância para elaborar um plano de ação que seja eficaz, rápido e personalizado para as necessidades de cada indivíduo e seus objetivos.