Especialidade Endocrinologia
Identificar e tratar distúrbios hormonais, evitando complicações associadas!
O que faz um médico endocrinologista?
A Endocrinologia é uma das diversas áreas da medicina, e atua a nível clínico – isto é, através da análise de sinais e sintomas e avaliação de exames complementares. Com isso, é possível realizar diagnósticos e identificar condições de riscos para diversas doenças, permitindo a prevenção e o tratamento precoce, seja intervindo nos hábitos de vida ou prescrevendo medicamentos quando necessário.
Basicamente, nós somos capacitados para identificar e tratar distúrbios hormonais, evitando as complicações associadas.
Mas, quando o endocrinologista pode ser o melhor profissional para você? Quais problemas de saúde nós estamos capacitados para atender? Saiba tudo a seguir, antes de agendar uma consulta!
Como um endocrinologista irá te ajudar?
O papel do Endocrinologista vai muito além de tratar doenças, mas também de preveni-las ou amenizar complicações quando alguns distúrbios já estão presentes.
Sendo assim, ao procurar por este tipo de atendimento, o paciente é incentivado a rever os seus hábitos de vida e buscar estratégias para uma rotina saudável, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas, abandono de etilismo e tabagismo, e muito mais.
Embora alguns exames de laboratório e imagem possam ser solicitados, é fundamental uma investigação detalhada que é feita no momento da consulta, através das queixas trazidas pelo paciente e do exame físico.
Quais as principais doenças tratadas?
Nós, Endocrinologistas, somos responsáveis por tratar os distúrbios que envolvem hormônios e acometem as principais glândulas do corpo – como o pâncreas, a tireoide, as gônadas (isto é, os órgãos que produzem hormônios sexuais), e muitas outras.
Dentre as doenças mais presentes no dia a dia de consultório, podemos destacar:
1) Diabetes
É uma patologia muito frequente na população e tem como principal característica alteração na ação da insulina – hormônio secretado pelo pâncreas e que tem como função colocar a glicose ingerida (proveniente dos carboidratos) dentro das células, para que estas produzam energia. Existem diversos tipos de Diabetes, sendo os mais comuns o Diabetes tipo 1 e o Diabetes tipo 2. Ambas as situações necessitam de avaliação do especialista para o correto diagnóstico e tratamento.
2) Obesidade
Embora os hábitos de vida interfiram no peso de um indivíduo, há também a influência de fatores genéticos e hormonais nos processos metabólicos e no armazenamento de gordura. Sabemos, hoje, que inúmeros genes estão envolvidos na regulação da fome e da saciedade, através de uma glândula chamada hipotálamo.
Trata-se de uma condição crônica associada a diversas complicações, como risco aumentado para câncer, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças osteomusculares, apneia obstrutiva do sono, dentre outros. Por isso, um diagnóstico de obesidade requer sempre avaliação e acompanhamento (na maioria das vezes multidisciplinar – endocrinologista, nutricionista, educador físico e psicólogo).
3) Distúrbios da tireoide
Você provavelmente já ouviu falar em hipotireoidismo e hipertireoidismo, não é mesmo?
A glândula tireoide está envolvida em praticamente todas as funções do nosso organismo, e a presença de distúrbios tireoidianos pode interferir na secreção de hormônios sexuais, metabolismo ósseo, perda/ganho de peso, e muito mais.
O Endocrinologista é o especialista qualificado para tratar adequadamente estas condições, promovendo a melhora dos sintomas, da qualidade de vida, e evitando complicações graves que podem ocorrer nos casos não tratados.
4) Distúrbios menstruais
Mulheres que apresentam irregularidades no ciclo menstrual, ou mesmo ausência de menstruação, podem também contar com o auxílio do Endocrinologista. Muitas das causas destes distúrbios estão atreladas aos hormônios e, portanto, merecem investigação do especialista.
5) Osteoporose
A osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres em idade pós-menopausa, no entanto pode estar relacionada a outras condições como o hipertireoidismo e o uso crônico de corticoides, até mesmo em homens. O diagnóstico de osteoporose é feito através de um exame simples, chamado Densitometria Óssea, e o seu tratamento previne a ocorrência de fraturas ósseas.
O Endocrinologista irá atuar tanto no diagnóstico e tratamento da Osteoporose, como na sua prevenção, através da manutenção de níveis normais de cálcio e vitamina D, estímulo à atividade física e cessação do tabagismo e etilismo, e tratamento de condições adjacentes, como hipertireoidismo.
6) Dislipidemias
Elevações no “colesterol ruim” (LDL) e nos triglicerídeos são condições influenciadas tanto pelos hábitos de vida como também por fatores genéticos, e estão associadas a aumento do risco de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC. Sendo assim, se você tem história familiar de dislipidemias ou possui outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes e tabagismo, é fundamental procurar o Endocrinologista de sua confiança para avaliar periodicamente os seus níveis de colesterol e triglicerídeos. O tratamento adequado reduz as chances de ter um infarto ou AVC e até mesmo o risco de morte por esses eventos.
7) Menopausa
A menopausa é um processo natural que ocorre com todas as mulheres e se caracteriza pela interrupção dos ciclos menstruais devido a falência ovariana em produzir os hormônios femininos. A idade em que ela ocorre varia, sendo em média aos 53 anos nas mulheres brasileiras.
Algumas vezes vem acompanhada de sintomas incômodos, como os fogachos, principal queixa das mulheres nessa condição.
Você sabia que existe tratamento para esses sintomas? A terapia de reposição hormonal, quando bem indicada por um Endocrinologista ou Ginecologista, melhora a qualidade de vida das mulheres com menopausa.
8) Distúrbios do crescimento
O crescimento de uma criança é influenciado por seu estado nutricional e também por fatores hormonais. Se você acha que o seu filho não está crescendo adequadamente ou é menor do que outras crianças da mesma idade, ele merece uma avaliação com Endocrinologista para verificar se existem causas hormonais que justifiquem o problema.
9) Alterações da puberdade
A puberdade é o período de transição entre a infância e adolescência, no qual ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (como o desenvolvimento da mama nas meninas e o aumento dos testículos nos meninos) e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas.
A puberdade normal se inicia entre 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos nos meninos e quando ocorre fora desse período pode trazer consequências psicológicas e físicas para as crianças e suas famílias.
Por isso, é fundamental que o seu filho tenha consultas regulares com o Pediatra, que deverá encaminhá-lo para avaliação com o Endocrinologista caso identifique alguma alteração na puberdade.
Quando este é o profissional a ser consultado?
A busca por um especialista Endocrinologista, na maioria dos casos, é feita após o encaminhamento de um médico clínico geral, que identifica distúrbios hormonais e se depara com a necessidade de uma intervenção específica.
Mas você sabia que a busca por um endocrinologista pode te auxiliar a viver melhor e com mais saúde? Isso porque, ao realizar acompanhamento periódico, é possível identificar patologias ainda em fases iniciais, quando outros órgãos não foram lesados.
Qual a frequência ideal para buscar um Endocrinologista?
Quando você não tiver nenhum diagnóstico de doença crônica, faça consultas anuais com o endocrinologista de sua confiança e previna-se do diabetes, obesidade, doenças da tireoide e uma série de outros agravos à saúde.
Caso já tenha tido um diagnóstico ou atualmente esteja apresentando algum sintoma, agende consultas conforme houver necessidade.
Lembre-se sempre de retornar conforme a orientação dada!